FORMAÇÃO APIGRAF FORMAÇÃO APIGRAF
em sala
Iniciação à avaliação de desempenho
OBJETIVOS:
- Sensibilizar para a importância vital da Avaliação de Desempenho para a evolução dos colaboradores, equipas e organizações;
- Fornecer os elementos essenciais para uma boa Comunicação interpessoal;
- Desenvolver a capacidade de dar e receber feedback;
- Transmitir ferramentas para a implementação de um Sistema de Avaliação de Desempenho e para a realização de Entrevistas de Avaliação construtivas e eficazes.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:
- Porquê fixar objetivos e avaliar o desempenho;
- A comunicação interpessoal essencial na Avaliação do Desempenho:
- Elementos da comunicação;
- Comunicação—dificuldades especiais;
- Como potenciar a comunicação e a gestão de conflitos;
- Dar e receber feedback;
- A definição de objetivos;
- A entrevista de Avaliação de Desempenho;
- Autoavaliação da entrevista;
- Perguntas assertivas;
- Análise de uma ferramenta de Avaliação de Desempenho.
DESTINATÁRIOS:
Empresários e quadros superiores das áreas administrativas e de gestão de recursos
humanos.
7 horas de formação
FORMADOR:
João Girão
Consultor na área comportamental e no desenvolvimento de equipas, é licenciado em Direito, tem um MBA em Gestão e é certificado em Coaching de Indivíduos, Equipas e Organizações pela ISPC – International School of Professional Coaching e pela International Coach Federation.
É Consultor da Empresa EFConsulting, Lda – Empresa Especialista em Famílias
Empresárias e Empresas Familiares.
É Assessor da Direção da AIMMAP – Associação dos Industriais Metalúrgicos,
Metalomecânicos e Afins de Portugal e representa a CIP – Confederação Empresarial de Portugal junto da OIT – Organização Internacional de Trabalho.
VALOR DA INSCRIÇÃO PARA ASSOCIADOS: 140,00€ por participante
Custeio industrial
OBJETIVOS:
Neste seminário são apresentadas metodologias de conceção e desenvolvimento de modelos de custeio industrial, suportadas em exemplos de casos práticos, sendo dada especial atenção aos processos de afetação de gastos gerais (overheads) a centros de trabalho diretos.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:
- Métodos de custeio clássicos;
- Custeio baseado em atividades;
- O custeio baseado em atividades induzido pelo tempo (Time driven activity based costing);
- Análise de estrutura de gastos;
- Critérios de repartição de gastos fixos e gerais;
- Desenvolvimento de um modelo de custeio:
- exemplos de aplicação
DESTINATÁRIOS:
Gestores e responsáveis de departamentos com intervenção no custeio.
4 horas de formação.
FORMADOR:
Eduardo Gil da Costa
Possui um MBA em Gestão pela Porto Business School e é licenciado e mestre em Engenharia Eletrotécnica pela FEUP com uma tese sobre o Desenvolvimento de Processos de Negócio em Empresas Industriais.
Entre 1986 e 2002 desempenhou funções de direção nas áreas da Manutenção, Produção, Engenharia do Produto, Qualidade e Sistemas de Informação em empresas dos ramos Metalúrgico e Madeiras. Desde 2002 desenvolve a atividade de Consultor nas áreas de Gestão, Gestão de Operações e Logística, Qualidade e Sistemas de Informação. Desde 2010, é Professor Auxiliar Convidado no Departamento de Engenharia Industrial e Gestão da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
VALOR DA INSCRIÇÃO PARA ASSOCIADOS: 90,00€ por participante
Gestão e sucessão em empresas familiares
OBJETIVOS:
- Colocar o tema na agenda do setor, contribuindo para despertar a necessidade de reflexão e debate;
- Ajudar as famílias a gerir melhor as suas relações, em especial as que podem afetar a empresa e as que, surgindo a nível empresarial, podem afetar a família, evitando e gerindo potenciais e naturais conflitos;
- Refletir sobre meios de integrar e trabalhar em conjunto pessoas de distintas gerações;
- Contribuir deste modo para a preservação da União da Família em torno da Empresa Familiar e para a real profissionalização e sustentabilidade da empresa familiar.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:
1ª Sessão:
- A Família e a Gestão de Familiares na Empresa Familiar;
- Boas Práticas de Gestão da Empresa Familiar;
2ª Sessão:
- Assegurar a continuidade da Empresa Familiar (Sucessão);
- A organização da Família em torno do Negócio Familiar (Protocolo Familiar)
DESTINATÁRIOS:
Empresários e membros de famílias empresárias, independentemente da geração a que pertençam, e outros profissionais interessados no desenvolvimento do negócio familiar.
12 horas de formação no total, distribuídas por 2 sessões de 6h / cada, com 1 semana de intervalo entre cada sessão.
FORMADOR:
António Nogueira da Costa
Licenciado em Matemáticas Aplicadas (Informática); Executive-MBA, Curso Superior de Direção de Recursos Humanos e Programa de Alta Dirección pela Escuela Negocios Afundación (ex-Novacaixagalicia), tendo sido seu Diretor de Programas e docente em Portugal, bem como em diversas entidades do ensino superior nas áreas de gestão e marketing.
CEO da efconsulting®, no âmbito da qual desenvolve trabalhos especializados em empresas familiares – protocolos familiares, gestão de conflitos, modelos de governo, gestão de familiares, regulamentos de competências, assembleias e conselhos de família, etc., de diversas dimensões e setores de atividade.
É coautor dos livros “Eu não vendi, não o façam vocês. Empresa Familiar e sucessão”, “Estratégias Empresariais”, “50 perguntas e respostas sobre a Empresa Familiar”, “50 perguntas importantes sobre la Empresa Familiar” e centenas de artigos, sendo cronista habitual do jornal Vida Económica e outras publicações sobre a temática das empresas familiares, área de que é formador e orador convidado em múltiplos cursos, seminários e congressos.
VALOR DA INSCRIÇÃO PARA ASSOCIADOS: 250,00€ por participante
Organização e Eficácia Pessoal e das Equipas de Trabalho – Gestão do Tempo
OBJETIVOS:
Por forma a aliviar a enorme carga que incide regularmente sobre Gestores e Quadros Dirigentes, com esta ação pretende-se que os participantes obtenham ferramentas para efetuarem uma melhor identificação das causas da má gestão de tempo e um melhor planeamento do trabalho segundo uma lógica de importância e urgência, bem como promoverem uma melhor organização pessoal e das equipas.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:
- A utilização do tempo vs. o seu custo de utilização;
- Os ladrões do tempo e a forma de os combater;
- Planear o tempo segundo uma lógica de importância e urgência;
- Organizar os outros;
Estabelecer metas e objetivos; - O processo de delegação eficaz;
- Plano de ação.
DESTINATÁRIOS:
Administradores, Gerentes e Quadros Superiores das empresas.
4 horas de formação
FORMADOR:
João Girão
Consultor na área comportamental e no desenvolvimento de equipas, é licenciado em Direito, tem um MBA em Gestão e é certificado em Coaching de Indivíduos, Equipas e Organizações pela ISPC – International School of Professional Coaching e pela International Coach Federation.
É Consultor da Empresa EFConsulting, Lda – Empresa Especialista em Famílias
Empresárias e Empresas Familiares.
É Assessor da Direção da AIMMAP – Associação dos Industriais Metalúrgicos,
Metalomecânicos e Afins de Portugal e representa a CIP – Confederação Empresarial de Portugal junto da OIT – Organização Internacional de Trabalho.
VALOR DA INSCRIÇÃO PARA ASSOCIADOS: 90,00€ por participante
Organização e Gestão de Equipas
OBJETIVOS:
No final deste curso os participantes terão adquirido as ferramentas essenciais que lhes permitirão:
Comunicar assertivamente, promover uma atitude cooperativa e reforçar a gestão construtiva de conflitos;
Promover e melhorar a importância da equipa na dinâmica das relações interpessoais e no desenvolvimento organizacional;
Estabelecer a melhor forma de comunicação na empresa, numa secção ou departamento, e organizar e conduzir uma reunião de trabalho;
Melhorar a organização e eficácia pessoal das suas equipas.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:
Comunicação e Gestão de Conflitos:
- Elementos e barreiras da comunicação;
- Análise da eficácia da comunicação na minha equipa;
- Como potenciar a comunicação entre os membros da minha equipa;
Gestão eficaz de conflitos e assertividade; - As estratégias de persuasão e influência;
- O processo de dar e receber feedback.
Comunicação no Departamento e Condução de Reuniões:
- A Comunicação Interna: a alavancagem da produtividade;
- Como comunicar no meu departamento ou secção;
- Reuniões de equipa: regras para o seu bom funcionamento;
- O processo de decisão nas reuniões de equipa.
Liderança e Gestão de Equipas:
- Competências de Liderança;
Liderança Situacional; - O processo de delegação eficaz;
- Fatores de eficácia do trabalho de equipa;
- O papel de cada um na sua equipa;
- Técnicas de dinamização de equipas e o desenvolvimento das pessoas.
Organização e Eficácia Pessoal e das Equipas:
- A utilização do tempo vs o seu custo de utilização;
- Os ladrões do tempo e a forma de os combater;
- Planear o tempo segundo uma lógica de importância e urgência;
- Organizar os outros;
- Estabelecer metas e objetivos.
DESTINATÁRIOS:
Chefias Intermédias e pessoas que ocupem cargos de liderança de equipas.
16 horas de formação no total, distribuídas por 4 sessões de 4h / cada com 1 semana de intervalo entre cada sessão.
FORMADOR:
João Girão
Consultor na área comportamental e no desenvolvimento de equipas, é licenciado em Direito, tem um MBA em Gestão e é certificado em Coaching de Indivíduos, Equipas e Organizações pela ISPC – International School of Professional Coaching e pela International Coach Federation.
É Consultor da Empresa EFConsulting, Lda – Empresa Especialista em Famílias
Empresárias e Empresas Familiares.
É Assessor da Direção da AIMMAP – Associação dos Industriais Metalúrgicos,
Metalomecânicos e Afins de Portugal e representa a CIP – Confederação Empresarial de Portugal junto da OIT – Organização Internacional de Trabalho.
VALOR DA INSCRIÇÃO PARA ASSOCIADOS: 270,00€ por participante
Curso europeu de primeiros socorros
O empregador deve estabelecer as medidas em matéria de primeiros socorros e formar, em número suficiente, os seus trabalhadores responsáveis pela aplicação dessas medidas, além do facto de ser obrigatória uma estrutura interna que assegure as atividades de emergência e primeiros socorros (n.º 9 do art. 15.º, n.º 3 do art. 20.º e n.º 1 do art. 75.º da Lei n.º 3/2014 de 28 de janeiro, que aprova o regime jurídico da promoção da segurança e saúde no trabalho).
OBJETIVOS:
Difundir conhecimentos gerais de primeiro socorro para que o formando fique habilitado para identificar as situações e executar as técnicas de primeiros socorros adequadas, visando a estabilização da situação de uma vítima de acidente ou doença súbita até à chegada dos meios de socorro.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:
Sistema Integrado de Emergência Médica | Princípios Gerais do Socorrismo | 4 Passos em Primeiros Socorros | Suporte Básico de Vida | Desfibrilhação Automática Externa | Hemorragias | Feridas | Queimaduras | Lesões na Cabeça, Pescoço ou Dorso | Lesões nos Ossos, Músculos ou Articulações | Intoxicações | Dor Precordial | Acidente Vascular Cerebral | Avaliação.
DESTINATÁRIOS:
Pessoas coletivas com necessidades formativas elementares em primeiros socorros no âmbito da Segurança e Higiene no Trabalho.
12 horas de formação // horários-tipo: 2 dias = 6h / dia | 3 dias = 4h / dia.
VALOR DA INSCRIÇÃO:
1.200,00 € para 10 formandos (120,00€ por formando).
Desconto para Associados: 3% sobre o valor indicado.
Pagamentos:
Pagamento no ato de inscrição.
Comprovativo de Associado APIGRAF:
- No ato de pagamento / faturação de ações nas modalidades em referência deverá a empresa comprovar a sua condição de associada da APIGRAF através da apresentação do Cartão de Associado ou de uma declaração da APIGRAF a atestar a sua qualidade de associado;
- Deve entregar fotocópia do Cartão de Associado ou da Declaração da APIGRAF para anexar ao processo;
- O desconto não será aplicável caso se registe a ausência da cópia do Cartão de Associado ou da Declaração da APIGRAF.
Este curso confere:
- Certificado de Formação (após aproveitamento);
- Cartão de Socorrista (após aproveitamento);
- Manual de apoio.
Observações:
- Este curso não confere competências para operacional DAE – Desfibrilhação Automática Externa;
- Trazer documento de identificação no primeiro dia de formação;
- É recomendado o uso de vestuário e calçado práticos;
- Limite de faltas: 1 hora;
- Curso válido por três anos.
As ações são realizadas nas estruturas da CVP indicadas no seu sítio eletrónico (www.cruzvermelha.pt) , estando sujeitas à agenda de formação e às vagas existentes.
Comunicação Interpessoal e Trabalho de Equipa
OBJETIVOS:
- Comunicar assertivamente, promover uma atitude cooperativa e reforçar a gestão construtiva de conflitos.
- Estabelecer a melhor forma de comunicação no seio da sua equipa e na relação com outras secções ou departamentos.
- Promover e melhorar o espírito e trabalho de equipa.
- Desenvolver uma relação com as suas chefias orientada à “resolução de problemas”.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:
- Elementos e barreiras à comunicação;
- Análise da eficácia da comunicação na equipa a que pertenço e na relação com as restantes equipas;
- Os benefícios da cooperação e da comunicação eficaz em equipa;
- Como posso efetuar uma gestão eficaz de conflitos recorrendo à assertividade, empatia e escuta ativa;
- A colaboração positiva (win / win);
- O processo de dar e receber feedback;
- Fatores de eficácia do trabalho de equipa;
- O papel de cada um na sua equipa;
- Compromisso pessoal e/ou de equipa.
DESTINATÁRIOS:
Colaboradores de base / Operadores
16 horas de formação no total, distribuídas por 4 sessões de 4h cada, com 1 semana de intervalo entre cada sessão.
FORMADOR:
João Girão
Consultor na área comportamental e no desenvolvimento de equipas, é licenciado em Direito, tem um MBA em Gestão e é certificado em Coaching de Indivíduos, Equipas e Organizações pela ISPC – International School of Professional Coaching e pela International Coach Federation.
É Consultor da Empresa EFConsulting, Lda – Empresa Especialista em Famílias Empresárias e Empresas Familiares.
É Assessor da Direção da AIMMAP – Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal e representa a CIP – Confederação Empresarial de Portugal junto da OIT – Organização Internacional de Trabalho.
VALOR DA INSCRIÇÃO PARA ASSOCIADOS: 270,00€ por participante
na empresa
Técnicas de Vendas
OBJETIVO GERAL:
Maximizar resultados dos profissionais de vendas, recorrendo a técnicas que norteiam a atuação comercial.
PROGRAMA:
– Economia e Mercado
– Plano de Marketing, Plano de Venda e estratégia comercial da empresa
– Tipificação de clientes
– Elaboração de Forecasts (Previsão de Vendas) e reuniões de coordenação de vendas
– Organização do Departamento Comercial
– As 5 etapas de “Venda”: Prospeção – 1ª visita – proposta – negociação – fecho
– Lidar com grandes contas
– As regras do jogo
Estrutura:
16 horas distribuídas por 4 sessões de 4 horas cada, com uma semana de intervalo.
VALOR DA INSCRIÇÃO PARA ASSOCIADOS:
1.725,00 € + IVA
Condições de Pagamento: 50% com a adjudicação; 50% no final dos serviços, mediante faturação da entidade formadora.
Deslocações: 0,40 € / Km ou custo de transporte alternativo
Jorge Soares Pinto
Licenciado em Engenharia Eletrotécnica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). Possui igualmente o “Professional Certificate in Management”, o “Profissional Diploma in Management” da “The Open University” (UK) e o MBA (Master of Business Administration) em Gestão e Marketing da Universidade “The Open University” (London / Milton Keynes – UK). Com 30 anos de experiência profissional, é docente universitário em várias universidades e Consultor de Gestão de Empresas. Desenvolve a atividade de Formador em áreas como Estratégia, Marketing, Coordenação e Gestão Comercial, Técnicas de Vendas, Benchmarking, Balanced Scorecard, Gestão de Projetos, Logística, Gestão de Stocks e Sistemas de Informação de Gestão. Foi e é membro de vários Conselhos de Administração de empresas.
“Operacionalizar o Rendimento Global do Equipamento”
A Manutenção produtiva Total (TPM) é uma abordagem de melhoria que envolve toda a empresa. Com o TPM procura-se maximizar a produtividade / eficácia do sistema produtivo medida pelo OEE (Overall Equipment effectiveness) ou Rendimento Global dos Equipamentos. O OEE pode servir, se calculado diariamente e detalhando as perdas do equipamento, para enquadrar e alinhar as equipas de melhoria dedicadas.
OBJETIVO GERAL:
No final do curso os formandos deverão identificar as principais perdas operacionais através do(a): Registo em gráfico, diariamente, das atividades dos principais equipamentos (em termos de custo e em termos de capacidade de produção); Verificação do grau de cumprimento do planeado; Cálculo da eficácia operacional e das perdas de disponibilidade, de desempenho e de qualidade, dos equipamentos; Realização de uma reunião diária para analisar gráficos, identificar as principais perdas e decidir contramedidas.
PROGRAMA:
Formação em sala na empresa.
– O que é o OEE, como se calcula;
– Perdas de eficiência dos equipamentos;
– Representação gráfica do trabalho do equipamento;
– Condução de uma reunião rápida de análise do trabalho diário (coreografia diária);
– O que são o método de resolução estruturada dos problemas e a P-M analysis;
– O que é a manutenção autónoma.
Formação no terreno
– Garantir a construção do gráfico do trabalho do equipamento;
– Assinalar as perdas do dia;
– Publicar o gráfico e calcular o OEE;
– Acompanhar e promover a discussão sobre o aconteceu e o que poderá ser feito para melhorar.
Condições de Intervenção:
Destinado a empresas onde a velocidade de produção seja comandada pela velocidade do equipamento.
Composição dos Grupos de Melhoria:
Um grupo de melhoria (círculo da qualidade) por equipamento / linha / processo de fabrico, com elementos das diferentes áreas (produção, qualidade, manutenção, logística e outros).
Com o(s) chefe(s) de linha(s) ou de secção reponsável8eis) por obter(em) a produção e a qualidade desse equipamento.
Caracterização das sessões:
Em todas as sessões existirá uma componente de sala e uma componente de terreno.
No terreno serão realizadas as análises ao OEE e as análises físicas dos problemas;
Em sala serão transmitidos os conceitos.
Duração da intervenção: total de 15 horas (5 sessões de 3 horas cada).
Eduardo Martins
Licenciado em Engenharia Mecânica pela FEUP, pós-graduação em Gestão pela Universidade Católica e MBA pelo HEC / Institut Superieur des Affaires de Paris.
Trabalhou como Engenheiro de Processos e Diretor de Produção em várias empresas Industriais.
Atualmente exerce a sua atividade como Consultor e Formador especializado na introdução do pensamento Lean nas Organizações, na Melhoria Contínua e na Reengenharia dos Processos.
Possui uma forte experiência em empresas de vários setores, nomeadamente do Setor Gráfico.
É ainda Docente Universitário em várias instituições do Ensino Superior.
VALOR DA INSCRIÇÃO PARA ASSOCIADOS:
1.615,00 € + IVA por Grupo de Trabalho.
Condições de Pagamento: 50% com a adjudicação; 50% no final dos serviços, mediante faturação da entidade formadora.
Deslocações: 0,40 € / Km ou custo de transporte alternativo;
CONDIÇÕES A DISPONIBILIZAR PELA EMPRESA:
Número de Participantes: Tendo em conta as características da formação – muito objetiva e orientada ao terreno – a constituição de cada Grupo de Trabalho não deverá ser superior a 8 elementos.
Grupos de Trabalho: Dependendo da dimensão o equipamento / linhas / processos a trabalhar, poderão ser constituídos até um máximo de 2 grupos / dia para o desenvolvimento do trabalho.
Condições a disponibilizar pela Empresa:
- Papel A3.
- Quadro, no terreno, junto do equipamento, para publicar o gráfico e se escreverem as ações do grupo.
- Disponibilização de Sala / meios pedagógicos adequados.
- Membros do Grupo 100% disponíveis durante cada sessão.
Curso de Chefias Intermédias “Rumo ao Futuro”
Esta formação vem na sequência do Curso de Formação comportamental para Chefias Intermédias e constitui uma reciclagem e um upgrade em relação àquela formação por forma a que os participantes adquiram um novo patamar nas competências comportamentais a que são chamados a trabalhar.
OBJETIVOS GERAIS:
Consolidar as competências comportamentais trabalhadas na formação anterior;
Desenvolver uma atitude “Rumo ao Futuro”, proativa, orientada ao desenvolvimento de soluções e resolução dos problemas emergentes no dia a dia;
Orientar a atividade, baseada em valores vencedores, com vista a um alto rendimento, orientado à obtenção de resultados tangíveis.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
No final deste curso os participantes terão adquirido as ferramentas essenciais que lhes permitirão:
– Fazer um balanço objetivo do seu desenvolvimento pessoal e da sua organização;
– Assumir uma perspetiva orientada ao futuro numa ótica de “Solução” e consciencializar o impacto sobre o seu comportamento;
– Desenvolver a atividade orientada a Resultados Tangíveis;
Interiorizar as chaves para um alto rendimento;
– Assumir e tirar partido dos erros emergentes da atividade diária;
– Integrar ferramentas com vista ao seu Autoconhecimento;
– Definir e assumir os Valores Vencedores para si próprios e para as suas equipas.
PROGRAMA
1.ª SESSÃO:
Revisitar a formação anterior: conteúdos / Ideias-chave / Compromissos Individuais.
Dinâmica: Reciclagem dos temas (Comunicação / Tr. Equipa / Liderança).
Compromissos pessoais: O que eu contribuí para a evolução / O que eu preciso ainda de evoluir?
As 4 chaves da Espécie Humana: Adaptabilidade / Curiosidade / Perseverança / Viver em Comunidade.
Que características: tenho de desenvolver para me adaptar à mudança e ativar energias positivas?
2.ª SESSÃO:
As 4 chaves da Espécie Humana – Impacto sobre o meu comportamento
Mudar de atitude / Alargar a zona de conforto / Desernvolver uma atitude positiva / Pensar solução / Vencer os medos / Alargar a minha zona de influência / Desenvolver um otimista realista / Desenvolver o meu autocontrolo / Ser proativo
Orientação a Resultado Tangíveis: Melhoria contínua / Concentrar-me no que posso fazer / (pré-)ocupar-me / Resiliência
Chaves do Alto Rendimento: Energia / Audácia / Paciência / Orientação à Excelência / Confiar em mim / No outro / Na equipa / Auto-Regulação.
Aprender com os Erros: Que vantagens posso tirar dos erros cometidos?
Desenvolver um conhecimento Pessoal: O meu Conselho de Administração / A regra dos R2R2R2 (Responsabilidade / Respeito; Resultado / Reconhecimento; Rigor / Regras);
Valores Vencedores: Que valores vencedores temos de garantir? / Para um valor em concreto – Como me comprometo?
Condições de Intervenção:
Condições de Acesso: Participação prévia no Curso de Formação Comportamental para Chefias Intermédias;
Número de participantes: Tendo em conta as características dos seminários – muito objetivos, sintéticos e focalizados – a estrutura das turmas deverão respeitar um mínimo de 10 e um máximo de 15 participantes;
Estrutura: 2 sessões de 4 horas cada uma para um total de 8 horas de formação, com uma semana de intervalo;
VALOR DA INSCRIÇÃO PARA ASSOCIADOS:
860,00 € + IVA por Seminário (Turma).
Condições de Pagamento: 50% com a adjudicação; 50% no final dos serviços, mediante faturação da entidade formadora.
Deslocações: 0,40 € / Km ou custo de transporte alternativo
FORMADOR:
João Girão
É licenciado em Direito, tem um MBA em Gestão e é certificado em Coaching de Indivíduos, Equipas e Organizações pela ISPC – International School of Professional Coaching e pela International Coach Federation.
Desde sempre trabalhou na área de Desenvolvimento Pessoal e Organizacional, como Diretor de Formação, Diretor de Recursos Humanos e Coordenador de Projetos de Visão Estratégica.
É Assessor da Direção da AIMMAP – Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins d e Portugal.
É Consultor e Formador nas áreas de Visão Estratégica e Desenvolvimento Organizacional e no âmbito da Gestão e Sucessão em Empresas Familiares.
É docente do Ensino Superior em áreas dedicadas ao desenvolvimento de competências comportamentais.
É Membro do Conselho Técnico-Pedagógico do CENFIM – Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica.
Representa regularmente Portugal junto da OIT, por indicação da CIP – Confederação Empresarial de Portugal junto da OIT – Organização Internacional de Trabalho.
Formar Bem e Rapidamente no Posto de Trabalho
Um colaborador formado no melhor método de trabalho, integra rapidamente qualidade e produtividade.
A formação no posto de trabalho, estruturada nos passos do Job Instruction, garante que um novo colaborador interiorize o método de trabalho correto por forma a garantir a segurança, a produtividade e a qualidade no exercício das suas funções.
OBJETIVOS GERAIS:
No final do curso os formandos deverão reconhecer a importância de planear a formação no posto de trabalho, enumerar os passos da formação no posto de trabalho; construir o checklist de conteúdos a serem ministrados na formação (Job Breakdown); criar um standard de trabalho
PROGRAMA:
Sessão 1, em sala.
– O Programa TWI – Training Within Industry;.
– Passos do Job Instruction;
– Job Breakdown.
Sessões 2, 3 e 4, no terreno.
– Levantar no terreno os pontos importantes do trabalho;
– Rever e melhorar o standard de trabalho.
Sessão 5, em sala.
– Condições necessárias para formar bem e rapidamente.
– Dividir a formação em conteúdos manuseáveis;
– Organizar a matriz de polivalência e flexibilidade;
– Pontos importantes para o sucesso da formação no posto de trabalho.
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Destinatários:
Chefias, Quadros Técnicos e Operadores Formadores.
Estrutura:
15 horas distribuídas por 5 sessões de 3 horas cada, com uma semana de intervalo.
Eduardo Martins
Licenciado em Engenharia Mecânica pela FEUP, pós-graduação em Gestão pela Universidade Católica e MBA pelo HEC / Institut Superieur des Affaires de Paris.
Trabalhou como Engenheiro de Processos e Diretor de Produção em várias empresas Industriais.
Atualmente exerce a sua atividade como Consultor e Formador especializado na introdução do pensamento Lean nas Organizações, na Melhoria Contínua e na Reengenharia dos Processos.
Possui uma forte experiência em empresas de vários setores, nomeadamente do Setor Gráfico.
É ainda Docente Universitário em várias instituições do Ensino Superior.
VALOR DA INSCRIÇÃO PARA ASSOCIADOS:
1.615,00 € + IVA por Grupo de Trabalho.
Deslocações: 0,40 € / Km ou custo de transporte alternativo
Condições de Pagamento: 50% com a adjudicação; 50% no final dos serviços, mediante faturação da entidade formadora.
Serviço de Apoio à Gestão de PME
A otimização das áreas críticas de gestão é um fator essencial para o desenvolvimento de uma empresa economicamente mais saudável, financeiramente robustecida e com equipas com um elevado grau de compromisso e produtividade.
Através de pequenas avenças de curta duração (6 meses renováveis), a Aidust disponibiliza a sua equipa de profissionais para o apoio ao desenvolvimento, reestruturação ou otimização de áreas específicas de gestão essenciais às PME que, dadas as suas caraterísticas, não possuem recursos internos que possam ir ao encontro das suas necessidades imediatas.
O QUE FAZEMOS:
- Otimizamos o funcionamento de áreas específicas de Gestão;
- Incrementamos a comunicação;
- Aprofundamos o trabalho em equipa;
- Revemos e melhoramos os processos existentes;
- Criamos uma “cultura de solução”;
- Promovemos a competitividade da sua empresa.
COMO FAZEMOS:
- Desenvolvimento de ferramentas simples e eficazes;
- Intervenções sempre orientadas à realidade da empresa (fato à medida);
- Sessões de trabalho de análise de problemas concretos e implementação de soluções;
- Análise dos processos e propostas de soluções.
ÁREAS DE INTERVENÇÃO:
Gestão financeira; Gestão por processos; Gestão da qualidade; Gestão por indicadores; Gestão da formação; Comunicação interna e reuniões eficazes; Gestão comercial; custeio industrial; Melhoria contínua / Eliminação do desperdício; Gestão de recursos humanos; Avaliação de desempenho; Outras…
CONDIÇÕES DE INTERVENÇÃO
Número de visitas mensais – 2 visitas;
Número de horas por visita – 4 horas;
Duração da Intervenção – 6 meses (renováveis em função da dimensão dos projetos)
Investimento mensal – 860,00 € + IVA
Deslocações: 0,40 € / Km ou custo de transporte alternativo
Custeio Industrial
OBJETIVOS:
Neste seminário são apresentadas metodologias de conceção e desenvolvimento de modelos de custeio industrial, suportadas em exemplos de casos práticos, sendo dada especial atenção aos processos de afetação de gastos gerais (overheads) a centros de trabalho diretos.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:
- Métodos de custeio clássicos;
- Custeio baseado em atividades;
- O custeio baseado em atividades induzido pelo tempo (Time driven activity based costing);
- Análise de estrutura de gastos;
Critérios de repartição de gastos fixos e gerais; - Desenvolvimento de um modelo de custeio: exemplos de aplicação
DESTINATÁRIOS:
Gestores e responsáveis de departamentos com intervenção no custeio.
4 horas de formação
FORMADOR:
Eduardo Gil da Costa
Possui um MBA em Gestão pela Porto Business School e é licenciado e mestre em Engenharia Eletrotécnica pela FEUP com uma tese sobre o Desenvolvimento de Processos de Negócio em Empresas Industriais.
Entre 1986 e 2002 desempenhou funções de direção nas áreas da Manutenção, Produção, Engenharia do Produto, Qualidade e Sistemas de Informação em empresas dos ramos Metalúrgico e Madeiras. Desde 2002 desenvolve a atividade de Consultor nas áreas de Gestão, Gestão de Operações e Logística, Qualidade e Sistemas de Informação. Desde 2010, é Professor Auxiliar Convidado no Departamento de Engenharia Industrial e Gestão da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
VALOR DA INSCRIÇÃO PARA ASSOCIADOS:
430,00 € + IVA, por Seminário (turma)
Condições de Pagamento: 50% com a adjudicação; 50% no final dos serviços, mediante faturação da entidade formadora.
Deslocações: 0,40 € / Km ou custo de transporte alternativo
OUTRAS CONDIÇÕES:
• Número de participantes: um mínimo de 8 e um máximo de 12.
• A empresa deverá disponibilizar sala / meios pedagógicos adequados (projetor / flipchart…).
Eficiência Produtiva – Animação de Grupos de Melhoria
Para obter ganhos de produtividade e eficiência é preferível começar por analisar os métodos empregues e as formas de organização antes de realizar mais investimentos.
OBJETIVO GERAL:
Os colaboradores do chamado “Chão de Fábrica” (Operadores e Chefias Diretas) detêm um manancial de conhecimento e experiência adquiridos ao longo dos anos, o que constitui uma verdadeira fonte de riqueza para a organização em que trabalham, seja no incremento da produtividade e na otimização dos processos, seja pela eliminação direta do desperdício. Esta ação de formação prática tem justamente por objetivo geral garantir o aproveitamento deste valor acrescentado existente na organização.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Questionar os métodos de trabalho, identificar desperdícios, aplicar os 5S e a gestão visual, estandardizar o trabalho.
I Sessão – Sala
(2 horas)
– Os sete desperdícios.
– Os 5S e a gestão visual.
– Standards de trabalho.
II Sessão – Terreno
(2 horas)
– Descrever e questionar o método de trabalho.
– Identificar desperdícios (fotografar e descrever).
– Aplicar os 5S e a gestão visual.
III Sessão – Terreno
(2 horas)
– Descrever e questionar o método de trabalho.
– Identificar desperdícios (fotografar e descrever).
– Aplicar os 5S e a gestão visual.
IV Sessão – Terreno
(2 horas)
– Descrever e questionar o método de trabalho.
– Identificar desperdícios (fotografar e descrever).
– Aplicar os 5S e a gestão visual.
V Sessão – Terreno
(2 horas)
– Descrever e questionar o método de trabalho.
– Identificar desperdícios (fotografar e descrever).
– Aplicar os 5S e a gestão visual.
VI Sessão – Sala
(2 horas)
– Resumir os desperdícios encontrados.
– Resumir as oportunidades capturadas e o trabalho de aplicação dos 5S.
– Fazer apresentação à gestão.
Destinatários:
Grupos de colaboradores que possuam um conhecimento do trabalho que se realiza na secção definida pela Gestão como área de intervenção.
12 horas de formação distribuídas por 6 sessões de 2 h / cada sessão.
Eduardo Martins
Licenciado em Engenharia Mecânica pela FEUP, pós-graduação em Gestão pela Universidade Católica e MBA pelo HEC / Institut Superieur des Affaires de Paris.
Trabalhou como Engenheiro de Processos e Diretor de Produção em várias empresas Industriais.
Atualmente exerce a sua atividade como Consultor e Formador especializado na introdução do pensamento Lean nas Organizações, na Melhoria Contínua e na Reengenharia dos Processos.
Possui uma forte experiência em empresas de vários setores, nomeadamente do Setor Gráfico.
É ainda Docente Universitário em várias instituições do Ensino Superior.
VALOR DA INSCRIÇÃO PARA ASSOCIADOS:
1.295,00 € +IVA por Grupo de Trabalho.
Condições de Pagamento: 50% com a adjudicação; 50% no final dos serviços, mediante faturação da entidade formadora.
Quando esta ação implicar uma deslocação com um raio superior a 50 km, a ação só se realizará com, pelo menos, um mínimo de 2 Grupos de Trabalho.
Deslocações: 0,40 € / Km ou custo de transporte alternativo
OUTRAS CONDIÇÕES:
Número de Participantes: Tendo em conta as características da formação – muito objetiva e orientada ao terreno – a constituição de cada Grupo de Trabalho não deverá ser superior a 8 elementos.
Grupos de Trabalho: Dependendo da dimensão da seção a trabalhar, poderão ser constituídos até um máximo de 4 Grupos de Trabalho / dia para o desenvolvimento do trabalho.
Condições a disponibilizar pela Empresa:
Disponibilização de sala / meios pedagógicos adequados;
Membros do Grupo 100% disponíveis durante cada sessão.
Gestão e Sucessão em Empresas Familiares
De acordo com um estudo realizado pela Comissão Europeia e no que à transmissão das empresas diz respeito, estamos a viver um período que se estima com a duração de dez anos, em que um terço dos empresários da EU, principalmente os responsáveis por empresas familiares, abandonará a sua atividade.
Segundo as estimativas, este abandono poderá afetar anualmente até 690 mil pequenas e médias empresas e 2,8 milhões de empregos.
Afirma ainda o referido estudo que o processo de transmissão de empresas é complexo e muitas vezes não é bem-sucedido, não porque as empresas não sejam viáveis mas simplesmente porque ocorrem problemas na fase da transmissão.
A problemática da gestão e sucessão em empresas familiares é de enorme relevância num tecido empresarial composto em mais de 90% por pequenas e médias empresas, na sua esmagadora maioria de âmbito familiar.
As empresas familiares constituem um fator decisivo para a estabilidade das economias e fonte abundante de práticas genuínas de responsabilidade social.
Deste modo, o tecido empresarial, sendo constituído na sua maioria por empresas de índole familiar, encerra em si mesmo um vasto conjunto de oportunidades, mas igualmente um forte índice de desafios que todos os agentes económicos deverão ter em conta na conceção das estratégias fundamentais da sua atividade.
OBJETIVOS:
– Colocar o tema na agenda do setor, contribuindo para despertar a necessidade de reflexão e debate.
– Ajudar as famílias a gerir melhor as suas relações, em especial as que podem afetar a empresa e as que, surgindo a nível empresarial, podem afetar a família, evitando e gerindo potenciais e naturais conflitos.
– Refletir sobre meios de integrar e trabalhar em conjunto pessoas de distintas gerações.
– Contribuir deste modo para a preservação da união da família em torno da empresa familiar e para a sua real sustentabilidade.
PROGRAMA:
1ª Sessão: A Gestão de Familiares na Empresa Familiar.
2ª Sessão: Boas Práticas de Gestão da Empresa Familiar.
3ª Sessão: Assegurar a continuidade da Empresa Familiar (sucessão).
4ª Sessão: A organização da Família em torno do Negócio Família.
Estrutura: 4 sessões de 3 horas cada
Estrutura de cada sessão:
Apresentação do tema para focalização do debate a analisar: 30m
– A essência do tema: o grande desafio e a necessidade de o analisar e encontrar potenciais soluções.
– Exemplos de empresas que foram confrontadas com o mesmo e o ultrapassaram ou não – Identificação com a sua própria realidade.
Trabalho em grupo sobre o tema: causas, soluções possíveis, outras implicações:
– Reuniões de 3 grupos de debate com objetivo bem definido de apresentarem uma proposta de solução e o que levou à mesma – 30 m.
– Apresentação das soluções: 10 m / grupo.
Discussão das soluções: 45 m
Síntese: Identificar 5 aspetos relevantes para evitar / ultrapassar o desafio
Pressupostos:
Uma Comunidade Empresarial motivada por:
– Analisar e discutir casos concretos representativos dos desafios que se colocam às empresas e famílias empresárias;
– Abertura, a quem assim o entender, para partilhar conhecimentos, experiências, dificuldades e casos de sucesso, a partir do tema em apreço moderado por um facilitador especialista e experiente na área;
– Ajudar a definir e a construir algumas práticas que ajudem realmente as empresas familiares a assegurarem a sua sobrevivência.
Colaboração entre empresários que não se conhecem, de um certo espírito de abertura e confiança, mas respeitando sempre o espaço privado de cada um.
Relevância dos debates que permitem chegar a conclusões, independentemente das situações e opiniões pessoais, reais ou hipotéticas, de cada participante.
Destinatários:
Empresários e membros de famílias empresárias, independentemente da geração a que pertençam interessados no desenvolvimento do negócio familiar.
VALOR DA INSCRIÇÃO PARA ASSOCIADOS:
1.295,00 € + IVA por seminário
Condições de Pagamento: 50% com a adjudicação; 50% no final dos serviços, mediante faturação da entidade formadora.
Deslocações: 0,40 € / Km ou custo de transporte alternativo
Outras condições:
Tendo em conta as características deste tipo de encontros, o número de empresas participantes não poderá ser superior a 10. No entanto, cada empresa poderá inscrever até 2 participantes.
Nogueira da Costa
Licenciado em Matemáticas Aplicadas (informática); Executive-MBA, Curso Superior de Direção de Recursos Humanos e Programa de Alta Dirección pela Escuela Negocios Afundación (ex-Novacaixagalicia), tendo sido seu Diretor de Programas e docente em Portugal, bem como em diversas entidades do ensino superior nas áreas de gestão e marketing.
CEO da efconsulting®, no âmbito da qual desenvolve trabalhos especializados em empresas familiares – protocolos familiares, gestão de conflitos, modelos de governo, gestão de familiares, regulamentos de competências, assembleias e conselhos de família, etc., de diversas dimensões e setores de atividade.
É coautor dos livros “Eu não vendi, não o façam vocês. Empresa Familiar e Sucessão”, “Estratégias Empresariais”, “50 perguntas e respostas sobre a Empresa Familiar”, “50 perguntas importantes sobre la Empresa Familiar” e centenas de artigos, sendo cronista habitual do jornal Vida Económica e outras publicações sobre a temática das empresas familiares, área de que é formador e orador convidado em múltiplos cursos, seminários e congressos.
Organização e Eficácia Pessoal e das Equipas de Trabalho – Gestão do Tempo
OBJETIVOS:
Por forma a aliviar a enorme carga que incide regularmente sobre Gestores e Quadros Dirigentes, com esta ação pretende-se que os participantes obtenham ferramentas para efetuarem uma melhor identificação das causas da má gestão de tempo e um melhor planeamento do trabalho segundo uma lógica de importância e urgência, bem como promoverem uma melhor organização pessoal e das equipas.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:
- A utilização do tempo vs. o seu custo de utilização;
Os ladrões do tempo e a forma de os combater; - Planear o tempo segundo uma lógica de importância e urgência;
- Organizar os outros;
Estabelecer metas e objetivos; - O processo de delegação eficaz;
- Plano de ação.
DESTINATÁRIOS:
Administradores, Gerentes e Quadros Superiores das empresas.
4 horas de formação
FORMADOR:
João Girão
Consultor na área comportamental e no desenvolvimento de equipas, é licenciado em Direito, tem um MBA em Gestão e é certificado em Coaching de Indivíduos, Equipas e Organizações pela ISPC – International School of Professional Coaching e pela International Coach Federation.
Desde sempre trabalhou na área de Desenvolvimento Pessoal e Organizacional, como Diretor de Formação, Diretor de Recursos Humanos e Coordenador de Projetos de Visao Estratégica.
É Consultor e Formador nas áreas de Visão Estratégica e Desenvolvimento Organizacional e no âmbito da Gestão e Sucessão em Empresas Familiares.
É docente do Ensino Superior em áreas dedicadas ao desenvolvimento de competências comportamentais.
É Membro do Conselho Técnico-Pedagógico do CENFIM – Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica.
É Assessor da Direção da AIMMAP – Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal e representa a CIP – Confederação Empresarial de Portugal junto da OIT – Organização Internacional de Trabalho.
VALOR DA INSCRIÇÃO PARA ASSOCIADOS:
430,00 € + IVA, por Seminário (turma)
Condições de Pagamento: 50% com a adjudicação; 50% no final dos serviços, mediante faturação da entidade formadora.
Deslocações: 0,40 € / Km ou custo de transporte alternativo
OUTRAS CONDIÇÕES:
- Número de participantes: um mínimo de 8 e um máximo de 12.
- A empresa deverá disponibilizar sala / meios pedagógicos adequados (projetor / flipchart…).
Organização e Gestão de Equipas
OBJETIVOS:
- No final deste curso os participantes terão adquirido as ferramentas essenciais que lhes permitirão:
- Comunicar assertivamente, promover uma atitude cooperativa e reforçar a gestão construtiva de conflitos;
- Promover e melhorar a importância da equipa na dinâmica das relações interpessoais e no desenvolvimento organizacional;
- Estabelecer a melhor forma de comunicação na empresa, numa secção ou departamento, e organizar e conduzir uma reunião de trabalho;
- Melhorar a organização e eficácia pessoal das suas equipas.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:
Comunicação e Gestão de Conflitos:
- Elementos e barreiras da comunicação;
- Análise da eficácia da comunicação na minha equipa;
- Como potenciar a comunicação entre os membros da minha equipa;
- Gestão eficaz de conflitos e assertividade;
- As estratégias de persuasão e influência;
- O processo de dar e receber feedback.
Comunicação no Departamento e Condução de Reuniões:
- A Comunicação Interna: a alavancagem da produtividade;
- Como comunicar no meu departamento ou secção;
- Reuniões de equipa: regras para o seu bom funcionamento;
- O processo de decisão nas reuniões de equipa.
Liderança e Gestão de Equipas:
- Competências de Liderança;
- Liderança Situacional;
- O processo de delegação eficaz;
- Fatores de eficácia do trabalho de equipa;
- O papel de cada um na sua equipa;
- Técnicas de dinamização de equipas e o desenvolvimento das pessoas.
Organização e Eficácia Pessoal e das Equipas:
- A utilização do tempo vs o seu custo de utilização;
- Os ladrões do tempo e a forma de os combater;
- Planear o tempo segundo uma lógica de importância e urgência;
- Organizar os outros;
- Estabelecer metas e objetivos.
DESTINATÁRIOS:
Chefias Intermédias e pessoas que ocupem cargos de liderança de equipas.
16 horas de formação no total, distribuídas por 4 sessões de 4h / cada com 1 semana de intervalo entre cada sessão.
FORMADOR:
João Girão
Consultor na área comportamental e no desenvolvimento de equipas, é licenciado em Direito, tem um MBA em Gestão e é certificado em Coaching de Indivíduos, Equipas e Organizações pela ISPC – International School of Professional Coaching e pela International Coach Federation.
Desde sempre trabalhou na área de Desenvolvimento Pessoal e Organizacional, como Diretor de Formação, Diretor de Recursos Humanos e Coordenador de Projetos de Visao Estratégica.
É Consultor e Formador nas áreas de Visão Estratégica e Desenvolvimento Organizacional e no âmbito da Gestão e Sucessão em Empresas Familiares.
É docente do Ensino Superior em áreas dedicadas ao desenvolvimento de competências comportamentais.
É Membro do Conselho Técnico-Pedagógico do CENFIM – Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica.
É Assessor da Direção da AIMMAP – Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal e representa a CIP – Confederação Empresarial de Portugal junto da OIT – Organização Internacional de Trabalho.
VALOR DA INSCRIÇÃO PARA ASSOCIADOS:
2.214,00 € + IVA, por Seminário (turma)
Condições de Pagamento: 50% com a adjudicação; 50% no final dos serviços, mediante faturação da entidade formadora.
Deslocações: 0,40 € / Km ou custo de transporte alternativo
OUTRAS CONDIÇÕES:
• Número de participantes: um mínimo de 10 e um máximo de 15.
• A empresa deverá disponibilizar sala / meios pedagógicos adequados (projetor / flipchart…).
Primeiros Socorros (Curso Básico)
O empregador deve estabelecer as medidas em matéria de primeiros socorros e formar, em número suficiente, os seus trabalhadores responsáveis pela aplicação dessas medidas, além do facto de ser obrigatória uma estrutura interna que assegure as atividades de emergência e primeiros socorros (n.º 9 do art. 15.º, n.º 3 do art. 20.º e n.º 1 do art. 75.º da Lei n.º 3/2014 de 28 de janeiro, que aprova o regime jurídico da promoção da segurança e saúde no trabalho).
OBJETIVOS:
Difundir conhecimentos gerais de primeiro socorro para que o formando fique habilitado para identificar as situações e executar as técnicas de primeiros socorros adequadas, visando a estabilização da situação de uma vítima de acidente ou doença súbita até à chegada dos meios de socorro.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:
Sistema Integrado de Emergência Médica | Princípios Gerais do Socorrismo | 4 Passos em Primeiros Socorros | Suporte Básico de Vida | Hemorragias | Feridas | Queimaduras | Avaliação.
DESTINATÁRIOS:
Colaboradores das Empresas.
7 horas de formação
VALOR DA INSCRIÇÃO PARA:
675,00 € para 10 formandos (67,50€ por formando).
Desconto para Associados: 3% sobre o valor indicado.
Pagamentos:
Pagamento a 30 dias da data da fatura, a emitir após a realização da ação.
Comprovativo de Associado APIGRAF:
No ato de pagamento / faturação de ações nas modalidades em referência deverá a empresa comprovar a sua condição de associada da APIGRAF através da apresentação do Cartão de Associado ou de uma declaração da APIGRAF a atestar a sua qualidade de associado;
Deve entregar fotocópia do Cartão de Associado ou da Declaração da APIGRAF para anexar ao processo;
O desconto não será aplicável caso se registe a ausência da cópia do Cartão de Associado ou da Declaração da APIGRAF.
Este curso confere:
Certificado de Formação (após aproveitamento);
Cartão de Socorrista (após aproveitamento);
Manual de apoio.
Observações:
Este curso não confere competências para operacional DAE – Desfibrilhação Automática Externa;
Trazer documento de identificação no primeiro dia de formação;
É recomendado o uso de vestuário e calçado práticos;
Limite de faltas: 1 hora;
Curso válido por três anos.
Curso Europeu de Primeiros Socorros
O empregador deve estabelecer as medidas em matéria de primeiros socorros e formar, em número suficiente, os seus trabalhadores responsáveis pela aplicação dessas medidas, além do facto de ser obrigatória uma estrutura interna que assegure as atividades de emergência e primeiros socorros (n.º 9 do art. 15.º, n.º 3 do art. 20.º e n.º 1 do art. 75.º da Lei n.º 3/2014 de 28 de janeiro, que aprova o regime jurídico da promoção da segurança e saúde no trabalho).
OBJETIVOS:
Difundir conhecimentos gerais de primeiro socorro para que o formando fique habilitado para identificar as situações e executar as técnicas de primeiros socorros adequadas, visando a estabilização da situação de uma vítima de acidente ou doença súbita até à chegada dos meios de socorro.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:
Sistema Integrado de Emergência Médica | Princípios Gerais do Socorrismo | 4 Passos em Primeiros Socorros | Suporte Básico de Vida | Desfibrilhação Automática Externa | Hemorragias | Feridas | Queimaduras | Lesões na Cabeça, Pescoço ou Dorso | Lesões nos Ossos, Músculos ou Articulações | Intoxicações | Dor Precordial | Acidente Vascular Cerebral | Avaliação.
DESTINATÁRIOS:
Pessoas coletivas com necessidades formativas elementares em primeiros socorros no âmbito da Segurança e Higiene no Trabalho.
12 horas de formação // horários-tipo: 2 dias = 6h / dia | 3 dias = 4h / dia.
VALOR DA INSCRIÇÃO:
1.200,00 € para 10 formandos (120,00€ por formando).
Desconto para Associados: 3% sobre o valor indicado.
Pagamentos:
Pagamento no ato de inscrição.
Comprovativo de Associado APIGRAF:
No ato de pagamento / faturação de ações nas modalidades em referência deverá a empresa comprovar a sua condição de associada da APIGRAF através da apresentação do Cartão de Associado ou de uma declaração da APIGRAF a atestar a sua qualidade de associado;
Deve entregar fotocópia do Cartão de Associado ou da Declaração da APIGRAF para anexar ao processo;
O desconto não será aplicável caso se registe a ausência da cópia do Cartão de Associado ou da Declaração da APIGRAF.
Este curso confere:
- Certificado de Formação (após aproveitamento);
- Cartão de Socorrista (após aproveitamento);
- Manual de apoio.
Observações:
- Este curso não confere competências para operacional DAE – Desfibrilhação Automática Externa;
- Trazer documento de identificação no primeiro dia de formação;
- É recomendado o uso de vestuário e calçado práticos;
- Limite de faltas: 1 hora;
- Curso válido por três anos.
As ações são realizadas nas estruturas da CVP indicadas no seu sítio eletrónico (www.cruzvermelha.pt) , estando sujeitas à agenda de formação e às vagas existentes.
Implementação de um Sistema de Avaliação de Desempenho
OBJETIVOS:
– Sensibilizar para a importância vital da Avaliação de Desempenho para a evolução dos colaboradores, equipas e organizações;
– Fornecer os elementos essenciais para uma boa Comunicação interpessoal;
– Desenvolver a capacidade de dar e receber feedback;
– Transmitir ferramentas para a implementação de um Sistema de Avaliação de Desempenho e para a realização de Entrevistas de Avaliação construtivas e eficazes.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:
Porquê fixar objetivos e avaliar o desempenho;
A comunicação interpessoal essencial na Avaliação do Desempenho:
Elementos da comunicação;
Comunicação—dificuldades especiais;
Como potenciar a comunicação e a gestão de conflitos;
Dar e receber feedback;
A definição de objetivos;
A entrevista de Avaliação de Desempenho;
Autoavaliação da entrevista;
Perguntas assertivas;
Análise de uma ferramenta de Avaliação de Desempenho.
DESTINATÁRIOS:
Empresários, quadros superiores e responsáveis das áreas administrativas e de gestão de recursos humanos.
7 horas de formação
FORMADOR:
João Girão
Consultor na área comportamental e no desenvolvimento de equipas, é licenciado em Direito, tem um MBA em Gestão e é certificado em Coaching de Indivíduos, Equipas e Organizações pela ISPC – International School of Professional Coaching e pela International Coach Federation.
Desde sempre trabalhou na área de Desenvolvimento Pessoal e Organizacional, como Diretor de Formação, Diretor de Recursos Humanos e Coordenador de Projetos de Visao Estratégica.
É Consultor e Formador nas áreas de Visão Estratégica e Desenvolvimento Organizacional e no âmbito da Gestão e Sucessão em Empresas Familiares.
É docente do Ensino Superior em áreas dedicadas ao desenvolvimento de competências comportamentais.
É Membro do Conselho Técnico-Pedagógico do CENFIM – Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica.
É Assessor da Direção da AIMMAP – Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal e representa a CIP – Confederação Empresarial de Portugal junto da OIT – Organização Internacional de Trabalho.
VALOR DA INSCRIÇÃO PARA ASSOCIADOS:
755,00 € + IVA, por Seminário (turma)
Condições de Pagamento: 50% com a adjudicação; 50% no final dos serviços, mediante faturação da entidade formadora.
Deslocações: 0,40 € / Km ou custo de transporte alternativo
OUTRAS CONDIÇÕES:
Número de participantes: um mínimo de 10 e um máximo de 12.
A empresa deverá disponibilizar sala / meios pedagógicos adequados (projetor / flipchart…).
Comunicação Interpessoal e Trabalho de Equipa (Colaboradores de Base / Operadores)
OBJETIVOS:
Comunicar assertivamente, promover uma atitude cooperativa e reforçar a gestão construtiva de conflitos.
Estabelecer a melhor forma de comunicação no seio da sua equipa e na relação com outras secções ou departamentos.
Promover e melhorar o espírito e trabalho de equipa.
Desenvolver uma relação com as suas chefias orientada à “resolução de problemas”.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:
Elementos e barreiras à comunicação;
Análise da eficácia da comunicação na equipa a que pertenço e na relação com as restantes equipas;
Os benefícios da cooperação e da comunicação eficaz em equipa;
Como posso efetuar uma gestão eficaz de conflitos recorrendo à assertividade, empatia e escuta ativa;
A colaboração positiva (win / win);
O processo de dar e receber feedback;
Fatores de eficácia do trabalho de equipa;
O papel de cada um na sua equipa;
Compromisso pessoal e/ou de equipa.
DESTINATÁRIOS:
Colaboradores de base / Operadores
16 horas de formação no total, distribuídas por 4 sessões de 4h cada, com 1 semana de intervalo entre cada sessão.
FORMADOR:
João Girão
Consultor na área comportamental e no desenvolvimento de equipas, é licenciado em Direito, tem um MBA em Gestão e é certificado em Coaching de Indivíduos, Equipas e Organizações pela ISPC – International School of Professional Coaching e pela International Coach Federation.
Desde sempre trabalhou na área de Desenvolvimento Pessoal e Organizacional, como Diretor de Formação, Diretor de Recursos Humanos e Coordenador de Projetos de Visao Estratégica.
É Consultor e Formador nas áreas de Visão Estratégica e Desenvolvimento Organizacional e no âmbito da Gestão e Sucessão em Empresas Familiares.
É docente do Ensino Superior em áreas dedicadas ao desenvolvimento de competências comportamentais.
É Membro do Conselho Técnico-Pedagógico do CENFIM – Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica.
É Assessor da Direção da AIMMAP – Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal e representa a CIP – Confederação Empresarial de Portugal junto da OIT – Organização Internacional de Trabalho.
VALOR DA INSCRIÇÃO PARA ASSOCIADOS:
1.725,00 € + IVA, por Seminário (turma)
Condições de Pagamento: 50% com a adjudicação; 50% no final dos serviços, mediante faturação da entidade formadora.
Deslocações: 0,40 € / Km ou custo de transporte alternativo
OUTRAS CONDIÇÕES:
Tendo em conta as características dos Seminários – muito objetivos, sintéticos e focalizados – a estrutura das turmas deverá respeitar um mínimo de 8 e um máximo de 15 participantes.
A empresa deverá disponibilizar sala / meios pedagógicos adequados (projetor / flipchart…).